Uma solução sustentável, simples e eficiente: aproveitar a luz natural.
Ah, mas isso é óbvio, não é? Não! Casas, edifícios, galpões e várias edificações não aproveitam a luz natural como poderiam!
As soluções são as mais diversas, desde posicionar a escrivaninha de frente para uma janela, utilizando a luz natural para iluminar a área de trabalho e também favorecer a pessoa durante uma vídeo chamada. Até o posicionamento de um edifício em um terreno, para que não tenham unidades que não peguem sol.
As faces voltadas para o norte são as que mais recebem incidência da luz solar. Também são as faces dos edifícios que menos tem mofo e manchas de umidade (observem!). No inverno a luz solar ajuda com o conforto térmico e em todas as estações ela traz economia de energia elétrica.
Além do conforto que sentimos quando vemos o dia passar. Afinal nós seres humanos possuímos um “relógio biológico” que é guiado pela luz do dia, então lugares que possuem apenas iluminação artificial podem gerar desconforto e cansaço. Sabe aquela sensação de alívio quando você sai de shopping center/supermercado depois de passar horas sem enxergar o mundo do lado de fora?
Percebem que essas soluções apresentadas além de ecologicamente corretas, econômicas também falam sobre qualidade de vida? Conta aqui nos comentários o que você acha!
Comments