A Lei do Plano Diretor basicamente organiza o crescimento e o funcionamento dos municípios, e em Curitiba foi desenvolvido e aprimorado desde sua primeira edição em 1966.
As diretrizes do Plano Diretor devem facilitar a decisão da prefeitura para realizar obras de infraestrutura e urbanismo na cidade. Destaquei alguns pontos do plano diretor curitibano, como curiosidade para você:
1) A cidade é dividida em eixos, que conectam o centro às regiões periféricas.
2) Esses eixos são compostos por um corredor exclusivo de ônibus (canaletas), paralelo à 2 vias em direções opostas, com 4 pistas cada (vias rápidas).
3) Nas quadras entre as canaletas e as vias rápidas são permitidas as construções com maior altura, criando uma concentração de pessoas, comércio e serviços nessas áreas.
4) Nas demais vias adentrando nos bairros a altura é mais limitada e a permeabilidade nos lotes maiores (consegue visualizar na foto?).
Apesar de ser um bom plano, ele está ficando desatualizado e esgotado. Soluções urbanísticas inteligentes fazem falta em diversas cidades, causando quilômetros de engarrafamento e enchentes frequentes. E aí, como você pode contribuir pra mudar isso?
Comentarios