Quando vamos construir em um terreno precisamos conhecer o solo para projetar corretamente a fundação, para esse reconhecimento é realizado o ensaio SPT (Standard Penetration Test).
O SPT determina o índice de resistência à penetração do solo (N) e consiste na montagem de um tripé no local desejado e a cravação de um amostrador no solo através de golpes com um martelete de 65 kg.
Quando você contrata um ensaio SPT, diversos itens devem estar incluídos, são eles:
- Dimensionamento da quantidade mínima de furos de acordo com a NBR 8036
- Realização do ensaio in loco de acordo com a NBR 6484
- Disponibilização da planta de locação dos furos, com referência de nível, indicação do norte e localização exata (em PDF e se possível dwg)
- Indicação do nível d’água
- Relatório de sondagem
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
Junto com o SPT é realizada a coleta de amostra de solo para caracterização em laboratório, ou podem também ser realizados outros ensaios.
Ele custa em média R$800 o furo mais mobilização (em Curitiba), o que representa um valor muito pequeno quando comparado com o valor total da obra. Traz muito mais segurança para estrutura e pode trazer economia, pois o projetista não precisará “exagerar” no dimensionamento da sua fundação.
Se você gostou desse post curta e compartilhe com seus amigos que estão pensando em construir. E se você acha que pode ser útil para você no futuro, clique em salvar para encontrar mais fácil depois!
Comments